quarta-feira, 15 de agosto de 2012

MUJICA, Presidente do Uruguai, da exemplo de como se faz política.



José Alberto Mujica Cordano é um agricultor e político uruguaio e atual presidente do Uruguai. Já foi deputado, ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca e, durante a juventude, militou em atividades de guerrilha. É casado com a também ex-militante Lucia Topollansky, sua companheira há quase 40 anos.

Mujica recebe 12.500 dólares mensais por seu trabalho à frente do país, mas doa 90% de seu salário para ONGs e pessoas carentes.

Mora em sua pequena fazenda nos arredores de Montevidéu e para ele o restante que sobra do seu salário (cerca de R$ 2.538,00) é o suficiente para se manter: “Este dinheiro me basta, e tem que bastar porque há outros uruguaios que vivem com bem menos”, diz o presidente.

Considerado o presidente mais pobre do mundo e conhecido por atitudes nada convencionais, tais como enviar ao congresso o projeto de lei que autoriza o Estado a plantar e comercializar maconha para combater o narcotráfico e a delinquência; recentemente ofereceu sua residência oficial para abrigar moradores de rua durante o próximo inverno caso faltem vagas em abrigos oficiais do governo.

Em julho de 2011, Mujica assinou a venda da residência presidencial de veraneio, localizada em Punta del Este, principal balneário turístico do país, para o banco estatal República. A operação rendeu ao governo 2,7 milhões dólares e abrirá espaço para escritórios e um espaço cultural.

Com os fundos amealhados, será incrementado o orçamento do Plano Juntos de Moradias. Também é planejado o financiamento de uma escola agrária na região, onde jovens de baixa renda poderão ter acesso a cursos técnicos.


Como transporte oficial, usa apenas um Chevrolet Corsa. Sua esposa também doa a maior parte de seus rendimentos.

É uma personalidade que devemos acompanhar, cujas posições políticas já evidenciam o seu perfil humanitário.

Ia esquecendo, sabe qual é o patrimônio de Mujica??? uma casa e um velho fusca celeste, avaliado em cerca de US$ 1.000.

Nenhum comentário: